Sou programador PHP há quase 12 anos. Já fiz de tudo que você possa imaginar em termos de “sites” e “sistemas Web”, e de todos os portes. Quase todo o dinheiro que ganhei nesses últimos anos veio dos trabalhos com PHP. Não tenho o que reclamar.
Mas, cansei. PHP tornou-se cansativo e enjoativo, não sei dizer exatamente por quê. Talvez porque se popularizou demais, e não existe um padrão de qualidade e eu gosto de fazer sempre o melhor dentro do Aurium Soft. Qualquer servicinho feito “meia boca” já é abraçado e aceito. Claro que se eu executar sempre algo bom, o resultado vem logo em seguida, independente se outros o fazem de qualquer jeito.
Só que a dita “gigantesca comunidade PHP” se tornou relaxada, no sentido de estar suja. E consequentemente, o PHP é algo relaxado e bagunçado. Decidi então que era hora de mudar.
Some ao fato que muitas vezes precisei desenvolver aplicativos, e não somente web, web e web. PHP-GTK? Sem comentários!
Que caminho escolher?
Entre as opções, fiquei vagando entre Python e Django ou Ruby e Ruby on Rails. Tanto Python quanto Ruby são eficazes e poderosas em termos de software. Django e Rails são monstros para a Web. Agora, bastava chegar a aquela que mais me agradaria no todo, seja em linguagem, comunidade, funcionalidades, ou pelo menos, “amor a primeira vista”.
Pesquisei, pesquisei e pesquisei no oráculo, até me sentir confortável e decidido com a dupla Ruby e Ruby on Rails:
Tanto a comunidade de Ruby, mas principalmente a de Rails é extremamente caprichosa e padronizada. Até mesmo os sites/aplicações feitos em Rails ou sites relacionados (empresas que usam Rails, etc) são caprichados em todos os detalhes. É até “gostoso” de acompanhá-los, aquela sensação de que você está num hotel 5 estrelas, bem servido.
Ruby é, como o próprio nome sugere, uma jóia. Amei a complexidade e ao mesmo tempo extrema simplicidade da linguagem, unida a beleza de programar:
[‘toast’, ‘cheese’, ‘wine’].each { |food| print food.capitalize }
Python também é excepcional e acho que um dia talvez estude-a para me divertir com programação de pequenos jogos, mas simplesmente me apaixonei por Ruby e por Rails.
Caminho do aprendizado
Já estou estudando Ruby, e possuo alguns livros e outros acompanhamentos, mas isso é assunto para o próximo artigo.